O lugar do graffiti já não é apenas na rua...

Finalmente a arte de rua, que tem sido desvalorizada durante muitos anos, está agora nos museus em Portugal. Podem ler, a este respeito, este artigo de Vítor Belanciano, muito interessante sobre Os Gémeos, no jornal "O Público":
Do museu a céu aberto para o Museu Berardo - Os Gémeos


© José Sérgio / SOL


Os graffitis dos museus serão iguais aos das ruas?
Não será melhor promover mais eventos sociais nas nossas cidades para reconhecimento destes artistas e para fomentar cada vez mais as boas práticas do graffiti?
As autarquias terão certamente um papel activo neste processo que afinal já vem das grutas da pré-história.







Video sobre "Os Gémeos" colocado no youtube em 26 de outubro de 2009

Os Gémeos são uma dupla de irmãos gémeos idênticos "writters" de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes no Brasil, ajudando a definir um estilo de grafite.
Os trabalhos dos Gémeos estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política...

Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art (Arte de Rua), juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona

Sem comentários:

Enviar um comentário