Graffiti 100 Anos da Republica em Ovar

Realizou-se hoje na cidade de Ovar um encontro de "writters" para comemorar o centenário da república tendo sido elaborados alguns graffitis no novo parque de estacionamento municipal (na confluência das ruas Júlio Dinis e Marquês de Pombal) que fica mesmo ao lado da Praça da República no centro da cidade.
A actividade foi dinamizada por um grupo de alunos da turma de Artes do 12º ano da Escola Secundária José Macedo Fragateiro no âmbito da Área de Projecto em Parceria com a Câmara Municipal de Ovar.
Este grupo de alunos pretende com este evento contribuir para desmistificar a ideia de que toda a arte urbana é mero vandalismo e tendo desenvolvido um projecto que culminou na realização deste encontro de graffitis para incentivar o patrocínio da arte de rua como forma de expressão que deve ser acarinhada e patrocinada nas nossas cidades pelas autarquias e pela comunidade em geral.


Aproveitando o facto de que em 2010, Portugal está a celebrar os 100 anos da república portuguesa, os artistas que aceitaram o convite destes alunos, representaram na parede virada a poente, uma imagem do busto da república, o número 100 com velas de aniversário e uma bandeira que faz lembrar a passagem do símbolo da monarquia para o da república.


Ao longo desta tarde de intenso calor, várias pessoas puderam testemunhar o aparecimento dos grafismos na parede, ao som da música ambiente, coordenada e animada pelo António Oliveira de Aveiro e pelo Nuno Cerqueira de Ovar (também aluno na Escola José Macedo Fragateiro).

RYTH, AION, ASOR e SOXE são os nomes dos artistas que elaboraram os graffitis num trabalho colectivo e e de equipa que costuma caracterizar a arte urbana.
RYTH (Hector Perez) e AION (Hugo Peixoto) são dois artistas de Gaia, ASOR (Gonçalo Dias) e SOXE (Henrique Madeira) são dois artistas de Espinho.
TAE do Porto, um outro artista que estava convidado declinou o convite e não compareceu neste encontro.

O STAF como assim chamaram a si mesmos são os 4 alunos organizadores do evento: Fábio Gomes, Ingrid Koheler, Silvia Peralta, e Vasco Godinho tiveram o cuidado de se identificar com uma T-Shirt com uma imagem apropriada aos festejos da república

Sem comentários:

Enviar um comentário